quinta-feira, 15 de novembro de 2012

20 de novembro dia da consciência negra-A luta continua


20 de novembro dia da consciência negra

Por Marina Bernal

hoje me dei conta que já se aproxima o dia 20 de novembro, um dia que deveria ser lembrado pela heroica luta dos negros contra qualquer tipo de escravidão;
 E refletindo sobre isso percebi que desde a morte de Zumbi em 1695, muita coisa ainda permanece igual :
 Mudou-se a etnia, mudou-se o tipo de escravidão, mas  percebe-se uma imensa semelhança entre o preconceito e o tratamento dado aos escravos daquela época e o tratamento dado aos nossos irmão indígenas da atualidade; E nem é preciso ir muito longe para verificar isso, basta olhar aqui mesmo  em nosso quintal; olhemos o descaso em relação ao guarani kaiowa e suas terras, o preconceito que ainda impera contra nossos irmãos  a qualquer tentativa de manifestação artística, até mesmo quando se alcança  uma visibilidade nacional, como no caso do Brô Mc's : a visão do senhor feudal daquela época, suas ideias egocêntricas que eram infundidas na mente da população  leiga, continuam sendo passadas dos latifúndios pra cabeça daqueles que tem nas mãos o poder de mudar essa realidade mas, não fazem nada pra isso.
 muitos se perguntarão: "Mas de que adianta eu questionar  isso aqui ? isso não vai mudar a realidade!"
 Mas penso que se cada um de nós divulgar sua ideia, se manifestar a favor do que  é certo, o mínimo que pode acontecer é acabar gerando uma discussão sobre o assunto; O que não dá é assistir aos acontecimentos calado e permanecer estático perante um fato que já perdura a décadas graças ao silêncio e ao acanhamento da sociedade de bem perante os poderosos.
 Espero que tenha sido clara e que todos tenham entendido o que eu quis dizer...
 Jamais haverá a verdadeira liberdade, enquanto nós, pretensos libertos oprimirmos um irmão... independente de cor, credo ou posição social, somos todos semelhantes. igualdade é a chave.

E lembre-se que vc pode usar o nosso mural de recados aqui do blogger para expressar suas idéias, é so rolar a barra até o final do mural e clicar no botão de nova postagem  em forma de "mais" 

Nenhum comentário: