segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Entrevista com Senkapuz, Dourados-ms


Abaixo exponho as idéias de Fernando,ou melhor Senkapuz,palavras que deveriam ser devoradas por todos aqueles que querem de alguma maneira contribuir com a cultura Hip-Hop;

Olá galera,é com imensa satisfação que posto pra vocês uma conversa que tivemos com um dos expoentes da geração que vem revolucionando o Hip-Hop do sul do MS;
É mais que sabido por aqueles que me conhecem a admiração que tenho pelo trabalho desse cara,que juntamente com o Luan,e o Rocka me servem de inspiração.
Abaixo exponho as idéias de Fernando,ou melhor Senkapuz,palavras que deveriam ser devoradas por todos aqueles que querem de alguma maneira contribuir com a cultura Hip-Hop;

Por que Senkapuz?

Em uma sociedade americanizada e de heróis mascarados o Senkapuz vem pra bater de frente com o patrão, sem mascaras, de face descoberta, despido de vaidades é como pretendo dar voz ao povo sem voz. O que quero dizer é que sinceramente é como represento minha gente.

Você canta,grafita,organizou o Baile Black Pra Nois...podemos dizer que o Senkapuz é um faz tudo dentro da cultura Hip-Hop?
Eu particularmente acredito em artistas completos que toquem, cantem, façam malabarismos, dancem, sejam atores, pintores, escultores, tudo em um só., E essa é minha busca pessoal já que conhecimento não pesa nem ocupa espaço, cada dia vivo atento as lições que a vida nos traz apreendo e trazendo essas lições comigo pra repartir com os meus.

Seus sons são bem críticos e retratam bem nossa realidade. Você se inspira no seu dia a dia ou escreve sobre uma visão mais ampla da sociedade?

O estudo e a pesquisa são indispensáveis para todos os profissionais da comunicação. A linguagem coloquial é o que faz da nossa mensagem um meio de dialogo pratico e de simples acesso. 
Procuro misturar o que vivo no cotidiano, com meu ponto de vista critico apontando uma alternativa de mudança para o problema exposto.

Você também é um artista plastico;o que você quer passar com sua arte?

Além da minha visão sobre o que crio, quero mostrar que somos capazes de transformar o que tocamos, não como Nidas (tudo que tocava virava ouro por isso acabou só) por ganancia. Mais como o Senhor Jesus que venceu em Deus por amor.

Quais os maiores obstáculos em organizar eventos voltados a cultura Hip-Hop?

O maior obstaculo para a organização de eventos é o pré-conceito sobre o estilo Hip Hop e a black music em geral.
A falta de informações permite que elementos da cultura sejam confundidos banalizados e associados a futilidades e contravenção
.

Acha que os integrantes do próprio Hip-Hop acabam deixando um pouco de lado isso,de organização de eventos? Acha que é meio que cada um por si aqui no Ms?

De fato os próprios ditos integrantes da cultura são infiéis com o movimento, pois além de darem pouca importância a produção de eventos, não prestigiam os eventos do segmento que são organizados e/ou quando vão exageram no consumo de drogas e álcool o que geralmente dá a festa um desfecho trágico.

O que seria preciso pra mudar a realidade do Hip-Hop na sua opinião?

A minha opinião acerca do Rap é parecida com a dos integrantes do grupo Dead Prez que disse: o Rap é como uma fruta, que foi verde com muito a oferecer, amadureceu no seu auge das boas produções e hoje apodrece as moscas...
Num aspecto geral o Hip Hop mudaria pra melhor se rebuscasse sua essência e se redescobrisse como movimento de mudanças em prol do povo e pelo povo.

Você é muito fera no free style,acha que esse estilo de Rap é um maneira de atrair novos adeptos? Tem vontade de organizar competições estaduais?
Obrigado pelo fera. O Free Style é uma faca de dois gumes e Eu considero uma brincadeira perigosa tendo em mente que as palavras nunca voltam vazias, de fato a nova geração do Rap se identifica com o estilo e o que vale é o lazer. Um campeonato estadual seria uma grande oportunidade de descobrir vários talentos que estão escondidos no cenário Hip-Hop regional.

O que você diria a essa mulekada que começa a ouvir Rap agora,nessa fase que o próprio Rap tem se dividido,gerando polemica ate mesmo entre os mc's?

Procure usar o senso critico na escolha das musicas que ouve, evitando acreditar em tudo que é dito. muitos novos adeptos da cultura dizem que curtem o Rap por causa da batida ou que amam os Racionais mais só conhece um álbum dos manos. E assim seguem as polemicas no sentidos de que muitos dos ditos artistas do Rap venderam a ideologia essencial pro mercado e fazem da musica um produto de venda ou artigo da moda oque vai contra a proposta filantrópica do movimento na sua essência criando um novo estilo, o "Hip-Hop universitário".
Obrigada pela atenção,esse espaço é seu, caso queira acrescentar alguma coisa, deixe seu recado:

Eu agradeço a oportunidade e o espaço e gostaria de deixar um salve de incentivo a todos que trabalham e acreditam na cultura Hip Hop lembrando que é fácil criticar em um contesto isolado, difícil é entender e participar ativamente da mudança dessa realidade que nos sufoca. Paz a todos...

Veja o Senkapuz em ação:






Segue uns links dos sons do Senkapuz:
downloads na página, link no mediafire assim que possível estarei disponibilizando


se cadastre agora , concorra a cd's de R.A.P! não é nenhum truque! basta curtir nossa página no face e deixar um salve no nosso mural de recados! siga este  link e saiba como

3 comentários:

MFTORPEDO disse...

Parabéns Pela iniciativa ae respeito muito o rap do MS é noiz memo .

batman disse...

tamo ae, qualquer coisa é só dizer

Marina disse...

Obrigada Lucas,muito em breve esperamos vc aqui nos nossos posts.
Abraço.