sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Legião Da Rima

em 2000 com a intenção de expandir o HIP-HOP formamos o grupo LEGIÃO DA RIMA junto com o DJ Tito,Bhiel atual integrante do 7º SELO e o mano Carlos.A atual formação do LEGIÃO DA RIMA são DJ TITO,RERISON E CARLOS.


Oiii gente que acompanha o nosso blog;tudo bem com vocês??
Felicidade imensa de voltar aqui,nesse que será nosso primeiro post do ano;
E,como em todos os posts anteriores,nesse trago pra vcs uma idéia que troquei com um representante de um grupo que já ta na caminhada faz "uns dias" rsrsrsr...
Ficou bacana a entrevista e sei que vcs não se arrependerão de ler. Conversei com o Rerison sobre o programa de rádio,sobre o Hip-Hop sul mato-grossense e sobre Legião da Rima.
Tá esperando o que? Leia tudo e depois me diz oque achou ok??


Rerison,há quanto tempo o Expansão Rap tá no ar? Quem são os responsáveis pelo programa?




Rerison:Vou fala um pouco como começou,um camarada nosso o RODRIGO que tinha trampado com o Legião como técnico de som um tempo atrás em alguns eventos,ai depois ele foi pra outra caminhada.Um dia ele me ligou que ele estava fazendo um trampo de produtor na 87 FM e que a diretoria tava fazendo uma nova grade de programação e que se pá eu podia convence a diretoria em por um programa de Rap na parada,eu disse fmz vamos lá,ai depois de varias conversas bem dialogada com o diretor Luiz Torres,um projeto bem detalhado e minha palavra dada a ele como garantia de que ia ser um programa responsável, informativo, com uma missão de passar uma boa consciência,resgate com boa musica, ai fechou.Então no dia 21/02/2009 eu e meu mano Carlos estreamos o EXPANSÃO RAP e ta indo ai para os 4 anos no ar com a graças do nosso bom DEUS.E na responsa do que toca e fala está eu e o Carlos e pra responder por tudo isso está diretoria da FM, por isso tem que ser tudo certinho,mais é bom assim afinal, responsa é isso.O programa é feito por mim juntamente com outro integrante do Legião de quem eu já citei que é o Carlos que fica na responsa do tele ouvinte.


Alem de fazer o Expansão Rap,vc é integrante do Legião da Rima ;o grupo existe a qto tempo e qual a formação atual dele?



Rerison: Então minha caminhada no Rap começou em 96,97, só que eu já vinha naquela função de DJ que na década de 90 era o sonho de muitos e o meu,e pelo ano de 94 eu tava realizando,foi quando conheci meu parceiro, irmãozin de coração o atual DJ, TITO, e outros manos que sempre que podíamos juntava um par de toca-disco, um mixer e uns vinis, e passávamos varias horas mixando e trocando ideia,ai anos depois eu estava fazendo parte do grupo MENTE LETAL como compositor e vocal, e o TITO do FASE TERMINAL como DJ. E em 2000 com a intenção de expandir o HIP-HOP formamos o grupo LEGIÃO DA RIMA junto com o DJ Tito,Bhiel atual integrante do 7º SELO e o mano Carlos.A atual formação do LEGIÃO DA RIMA são DJ TITO,RERISON E CARLOS.

Vcs acreditam que a realidade do RAP no estado evoluiu desde que vcs começaram?

Legião da rima:Sim porque cada um de nós evoluímos como pessoas,nas ideologias,na forma como agimos no dia a dia,e quando isso acontece, algo que você faz com amor, que é o Rap, a musica tende a evoluir;é claro que falta muita coisa ainda mais com os esforços de cada um, a persistência, podemos avançar mais,porque antes nossos protesto,nosso empenho era mostrar um culpado pela fome ,desemprego,a violência, a falta de incentivo ao esporte e cultura, que na maioria das vezes era o governo. Continua sendo, mais hoje vemos que o poder público não vai suprir nossas necessidades básicas, não porque não pode,mais porque não quer, não interessa,porque ainda vivemos como na Roma antiga, eles dão pão e circo dão: futebol, novelas, programas de auditório essas coisas pra distrai o povo... então hoje falamos através do Rap que temos que correr atrás,virar o jogo estudando, buscando melhoras,mais sempre vamos cobrar o que é nosso por direito. Boa educação, saúde,incentivo a cultura e lazer,emprego e relatando o descaso,as negligencia do governo com o nosso povo sofrido.

 

O publico do estado tem dificuldade em conhecer e curtir o Rap regional?

Rerison:Acho que falta veículos de comunicação.É claro que hoje temos a internet, que leva em qualquer lugar do planeta o seu trabalho,mais que ainda não é acessível para todos,precisamos de espaços em FMs do estado,divulgações em jornais impresso e eletrônico e eventos nos municípios, enfim todos os recursos áudio visuais, e o mais importante que o publico acompanhe e valorize o trabalho de seus representantes.



O publico daqui diz que gosta de RAP mas só conhece os grupos nacionais. Pq vc acha que isso ocorre?


Rerison: A gente cresceu ouvindo o Rap de SP,como Racionais,Thaide e DJ hum, do DF o DJ Jamaica,Cirurgia Moral entre outros; é como ser sul mato-grossense e torcer pro Santos,Palmeiras,Corinthians etc...o certo seria torcer pros times de MS,mais voltando pro Rap que é uma musica sem fronteira,eu vejo assim, que ele tem que ser nacional não pode ser municipal ou estadual,claro que temos que trabalhar para ser assim,reconhecido nacionalmente.O público que gosta que ama,que vai nos eventos que fazemos nas nossas quebradas ou em outra que quebrada que visitamos e sempre somos muito bem recebido,mesmo que sejam poucos,mais que tem uma grande apreciação e respeito pelo nosso trampo,esses são amante do Rap, eles vão ouvir os sons feitos por nós daqui do estado e de outros lugares,eles vão sempre procurar novidades,musicas que eles se identificam,que diz uma realidade que estão vivendo no momento,que dê um norte a ser seguido,porque o Rap faz isso, muitas vezes a pessoa se encontra cabisbaixo e dependendo do que ele ouve,ele absorve e usa pra melhorar,pra levantar a cabeça e seguir em frente.
 Mas tem sim uma cultura ai de ouvir muito mais os nomes mais conhecidos,e isso é uma questão que tem que ser analisada respeitando a preferencia de cada um e trabalhar muito com a divulgação, com um irmão passando pro outro o som,recomendando,isso vai passando de ouvido a ouvido e pode ai chegar também que um trampo feito aqui em MS seja conhecido nacionalmente,a gente espera isso pra todos nós.

 

Vc divulga os trabalhos estaduais no seu programa. Acha que se houvessem mais iniciativas como a sua seria mais fácil levar o RAP do MS para o público?

 Rerison: Sim, o programa é usado como uma ferramenta dos nossos artistas,onde pegamos ali o que é novidade lançamos no ar e aprovação final é a do ouvinte,porque ali como radialista nós deixamos de ser fabricante para ser distribuidor,então mostramos as musicas e a aceitação fica por conta do publico que as ouvem;acredito sim que se tivessem mais programas em outras FMs em outras cidades do estado fortaleceria muito o Rap.



Qual a maior dificuldade que vc encontra como radialista? Acha que há preconceito em relação ao estilo que vc toca no programa?

 Rerison : As dificuldades são imensas,mais a maior é a falta de patrocínio ou apoio, é muito difícil de contratar um comercial para o programa de Rap. Em relação ao preconceito, ele existe sim contra o estilo,mais pela a casa que nos acolheu que é a Boa Nova FM 87,9 , ele não se manifesta,, ate porque se houvesse não estaríamos la. E o próprio nome já diz EXPANSÃO RAP,tocamos Rap nacional,não tem como chegarmos numa loja de auto peças e querer comprar mantimentos,ali é um programa de Rap, quem não quiser ouvir ,não gosta, muda de frequência durante o horário; essa é uma dica pro preconceituoso que faze julgamento antecipado sem conhecer a cultura que mais regenera o ser humano, que fortalece, traz dignidade pro cidadão, ensina o muleke respeitar o pai a mãe, ao colegas;e que DEUS usa o Rap pra resgatar vários irmãos dos caminhos da perdição,então pra nós do HIP-HOP, sabemos que tem muitos benefícios o Rap em nossas vidas.

 

Com relação ao Legião da Rima,quais as dificuldades enfrentadas por vcs?

 Legião da rima: São as mesmas enfrentadas por todos,só que a persistência muita vezes é mais forte que as dificuldades,hoje temos 12 anos de caminhada e ainda tamo ai no corre.


Na opinião de vcs,o Hip-Hop sul mato-grossense e desunido? Não só os elementos,os grupos mesmo entre si?

 Legião da rima: O Legião antes de sua formação, eramos amigos como irmãos e isso é ate hoje,antes de tudo vem a amizade em primeiro, o respeito de um pelo outro.O Legião da Rima está firme também por esse motivo,sabemos que um dia se o grupo intitulado Legião deixar de ser esse nome, o grupo de amigos verdadeiros vai continuar, porque já existia antes,logico que fizemos muitos amigos através da banda onde nos orgulhamos de cada um,onde nos reunimos ou ligamos um pro outro, pra falar não só de Rap, mais das nossas vitórias,nossas dificuldades,nossos planos,pra perguntar como o mano está essas coisas assim.A vida pessoal de cada um trouxe de repente esse nome "desunião",mais quando começamos eramos novos,muitos eram solteiros o compromisso muitas vezes era só com o HIP-HOP. Nos reuníamos mais, tinha mais eventos feitos por nós,hoje temos famílias, filhos, mais compromisso, contas pra pagar e as condições financeiras muitas vezes as mesma de antes,então a busca pelo sustento, o trampo, nossas famílias, fracionou o time todo porque aqui em MS um estado sertanejo, o HIP-HOP é visto pelos desinformados como uma cultura norte americana,então não vivemos do Rap,do Breaking,do Graffiti, enfim da nossa arte,porque quando fazemos com amor, colocamos a nossa realidade,as histórias vivida por nós,pelos irmãos próximos ou longe. É nossa cultura, é feita aqui, é posto o nosso jeito, o nosso estilo, ai se torna brasileiro.


Desejo sucesso a vcs,agradeço a entrevista e deixo esse espaço para suas considerações finais:

 Legião da Rima : Agradecemos a você Marina,a todos envolvidos no blog Comunidade do Rap, desejamos também muito sucesso, deixamos um salve a toda rapaziada que faz e movimenta o HIP-HOP, mesmo com grandes dificuldades.
As todos b-boys, b-girls, MC's, djs , grafiteiros, os manos que sempre dão uma força para os eventos, os que apoiam, a todos colegas produtores, toda a diretoria da FM 87,9, nós agradecemos de coração memo; abraços ai pra todos do nosso estado, que DEUS abençoe cada irmão e irmã que corre pelo HIP-HOP, que vocês sempre fiquem na paz do nosso senhor JESUS CRISTO, o maior revolucionário vivo dos últimos 2012 anos,vamos seguir os ensinamentos que ele nos deixou que só assim seremos livres e restaurados, Amém.


A atual formação do LEGIÃO DA RIMA são DJ TITO,RERISON E CARLOS.


Programa expansão R.A.P todos os sábados das 19 AS 21 horas , e no primeiro sábado do mês, das 20 AS 22 Horas, na Boa Nova 87 fm , Duas horas de RAP nacional; Acompanhe-nos pelo Facebook


Ouça Legião da Rima:


Só os loukos
Gospel ou secular

Lágrimas

Acontecimentos da vida

Um comentário:

Hanay Rodrigues disse...

Parabéns a Comunidade R.A.P, gostei muito da entrevista com o Legião da Rima, pois tenho um carinho especial para com eles. E que venha mais entrevistas bacanas como esta para conhecermos mais da cultura Hip Hop do MS. Paz!